A 83.ª edição da Volta a Portugal chega esta segunda-feira ao fim, com um contrarrelógio de 18,6 quilómetros que liga Porto a Vila Nova de Gaia e que vai decidir o vencedor da prova, entre o português Frederico Figueiredo e o uruguaio Mauricio Moreira, ambos da Glassdrive-Q8-Anicolor, separados por apenas sete segundos na classificação geral.
Camisola amarela desde a quinta etapa, Frederico Figueiredo é o último a sair para a estrada, pelas 17h, mas o seu colega Mauricio Moreira é especialista neste tipo de prova e pode roubar a liderança na reta da meta.
Depois de uma etapa no alto da Nossa Senhora da Graça que terminou com um trio da Glassdrive no pódio, a equipa tem em Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) o seu principal rival, a mais de dois minutos de diferença.
O ciclista vai partir entre os dois colegas da Glassdrive, já que os regulamentos não permitem que dois companheiros de equipa saiam um a seguir ao outro. A regra também se aplica a António Carvalho, colega de Frederico Figueiredo e Mauricio Moreira, que é quarto na classificação geral e vai iniciar o seu contrarrelógio dois minutos antes do quinto, Alejandro Marque, da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel.
A última etapa tem início às 15h06, com o venezuelano José Bruzual (Java Kiwi Atlântico) a ser o primeiro dos 105 ciclistas em prova a partir do Porto rumo a Gaia.
Ordem de partida dos favoritos:
16:42 - Henrique Casimiro, Por (Efapel)
16:44 - Jokin Murguialday, Esp (Caja Rural)
16:46 - Jesus del Pino, Esp (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho)
16:48 - Delio Fernández, Esp (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel)
16:50 - André Cardoso, Por (ABTF-Feirense)
16:52 - António Carvalho, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor)
16:54 -- Alejandro Marque, Esp (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel)
16:56 -- Mauricio Moreira, Uru (Glassdrive-Q8-Anicolor)
16:58 - Luís Fernandes, Por (Rádio Popular-Paredes-Boavista)
17:00 - Frederico Figueiredo, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor)