Cerca de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Portalegre e Faro estão este sábado em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Um dos principais motivos é o aumento do calor. As temperaturas vão subir e em alguns concelhos podem chegar aos 38 graus.
"Há subida de temperaturas, descida da humidade relativa e vento a soprar com alguma intensidade nas terras altas, por isso foi emitido o aviso", explicou à Renascença o meteorologista Jorge Ponte.
À exceção de Évora, Beja, Lisboa, Setúbal e alguns concelhos de Aveiro e do Porto, todos os outros distritos de Portugal continental apresentam um perigo muito elevado e elevado de incêndio.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
As previsões meteorológicas para o continente são de céu pouco nublado ou limpo, podendo temporariamente apresentar períodos de maior nebulosidade por nuvens altas, em especial no interior da região Sul durante a tarde.
O vento soprará fraco a moderado do quadrante leste, soprando por vezes forte no litoral Norte e Centro e, com rajadas até 60 km/h, nas terras altas até meio da manhã, rodando para o quadrante norte no litoral oeste a partir da tarde.
O IPMA prevê uma pequena subida da temperatura máxima no interior Norte e Centro e no litoral Centro e Sul, exceto no sotavento algarvio, onde descerá.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 34º Celsius em Évora e os 24º na Guarda.