Uma sondagem à boca das urnas revela que quase três quartos dos eleitores nas presidenciais dos Estados Unidos desta terça-feira acreditam que a democracia norte-americana está sob ameaça.
O estudo, conduzido pela Edison Research em todo o país, mostra que 73% dos eleitores acreditam que a democracia está em risco, depois de uma campanha eleitoral inflamada, entre a democrata e atual vice-presidente Kamala Harris e o republicano e antigo presidente Donald Trump. Só 25% não mostraram a mesma preocupação.
De acordo com esta sondagem, a democracia e a economia são os temas que mais preocupam os americanos, com um terço das escolhas dos eleitores, cada. Outros 14% das respostas foram para o aborto e 11% para a imigração.
São dados que espelham a crescente polarização de opiniões nos Estados Unidos, embora representem apenas uma pequena fatia dos milhões de pessoas que votaram nas eleições, antes e durante o dia desta terça-feira. Além disso, os números ainda estão sujeitos a alterações, à medida que mais pessoas são sondadas à boca das urnas.