Papa fala de esperança e pede orações pela paz
08-05-2024 - 09:30
 • Aura Miguel

Francisco também pediu, neste dia em que se celebra a festa da padroeira da Argentina, uma especial proteção para o povo do seu país.

A falta de paz na Ucrânia, Terra Santa e Myanmar continuam a preocupar o Papa que, uma vez mais, pediu orações especiais aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

O Santo Padre recordou esta quarta-feira a devoção à Virgem do Rosário de Pompeia, invocando a intercessão de Maria “para que o Senhor conceda a paz ao mundo inteiro, especialmente à querida e martirizada Ucrânia, à Palestina, a Israel e ao Myanmar”.

Francisco também pediu, neste dia em que se celebra a festa da padroeira da Argentina, uma especial proteção para o povo do seu país. No início da Audiência geral, o Papa argentino aproximou-se de uma pequena estátua da Virgem de Lujan, colocada em destaque junto da cadeira papal e rezou em silêncio, por breves instantes.

Na catequese de hoje, dedicada à esperança, o Papa explicou que esta “é a virtude de quem tem o coração jovem, independentemente da idade: encontramos pessoas, já idosas, com um olhar luminoso e animadas por uma tensão permanente para o futuro”.

Francisco sublinhou que “não é por mérito nem esforço pessoal que o cristão tem esperança, mas acredita no futuro, porque Jesus morreu e ressuscitou”. Ou seja, se uma pessoa crê na ressurreição de Cristo, “tem a certeza de que nenhuma derrota, nem a própria morte, durará para sempre” e, assim, “quem estiver animado pela esperança e for paciente, será capaz de atravessar as noites mais escuras da vida”, concluiu.