Acompanhe a situação na Síria ao minuto
No seguimento de um ataque à Síria por parte dos Estados Unidos, Reino Unido e França, agravando as tensões já existentes entre os países ocidentais a Rússia, que é aliada de Damasco, o secretário geral das Nações Unidas fala no regresso da Guerra Fria.
António Guterres discursou na sessão de emergência do Conselho de Segurança da ONU, que decorreu na sequencia dos ataques, sublinhando que a região do Médio Oriente está um caos e representa uma séria ameaça para a segurança internacional.
“A região está um nó górdio, com vários conflitos que se cruzam criando uma situação altamente volátil, com risco de escalada, fragmentação e divisões, com profundas ramificações regionais e globais”, disse António Guterres.
“Vemos uma multiplicidade de conflitos. O primeiro é a memoria da Guerra Fria, mas, para ser preciso, é mais do que uma simples memoria: a Guerra Fria está de volta!”
Estados Unidos, França e Reino Unido atacaram três alvos militares na Síria na madrugada deste sábado. A Rússia já respondeu, dizendo que o ataque terá consequências e que apenas piora o desastre humanitário naquele país.