Guterres teme pelo futuro da integração europeia devido à crise dos refugiados
16-02-2016 - 19:10

O candidato a secretário-geral da ONU diz que tem sido doloroso ver países com extraordinária história de acolhimento a impor medidas restritivas de acesso aos refugiados.

O espaço Schengen e o sistema de asilo europeu correm o sério risco de colapsar se a Europa não conseguir lidar com o problema dos refugiados, alerta António Guterres.

O ex-alto comissário da ONU para os refugiados e candidato a secretário-geral das Nações Unidas está a ser ouvido na comissão parlamentar de negócios estrangeiros a pedido do PSD sobre o problema da actual vaga de migrantes.

Guterres criticou duramente os países europeus que não contribuem para resolver a situação. “Há uma preocupação real quanto ao sistema de asilo europeu, porque o que eu tenho visto são países a adoptar medidas restritivas, uns atrás dos outros, tentando que o seu sistema de asilo seja mais restritivo que o do vizinho, para que as pessoas vão para o vizinho e não para o seu país.”

“Temos visto essas medidas anunciadas até por países que têm uma tradição extraordinária de acolhimento e isso é profundamente doloroso”, lamenta o ex-alto comissário.

Para António Guterres, é o futuro da integração europeia que pode estar em causa. “Se a Europa não for capaz de ultrapassar estas dificuldades de coordenação e por em cima da mesa um plano sério de resposta a montante e de organização deste movimento, temo pelo sistema europeu de asilo e temo pelo espaço Schengen e outros aspectos da construção europeia”, diz.