A Juventus prepara 30 milhões de euros para adquirir Francisco Conceição ao FC Porto em definitivo, segundo avança, esta quinta-feira, a "Gazzetta dello Sport". A operação pode ficar fechada ainda em 2024.
Vão dois golos e quatro assistências em 13 jogos, e alguns prémios de melhor em campo, para o internacional português, ao serviço da Juventus, a que está emprestado até ao final da temporada. Exibições que já convenceram o clube italiano a ficar com ele, de preferência ainda antes da abertura do mercado de transferências de janeiro.
O empréstimo de Chico já custou sete milhões de euros, mais três milhões em bónus, à Juventus, para um total de dez milhões. Caso a Juventus concretize a intenção de comprá-lo ao FC Porto, o que exige outros 30 milhões, o extremo, que completará 22 anos a 14 de dezembro, terá rendido, na totalidade, 40 milhões de euros aos dragões.
Formado a meias com o Sporting, Francisco Conceição subiu à equipa principal do FC Porto em 2020/21, pela mão do pai, Sérgio Conceição. Depois uma temporada a tempo inteiro na equipa A, foi vendido, em 2022/23, ao Ajax, por cinco milhões de euros. Contudo, a experiência nos Países Baixos não correu bem e, na época seguinte, o jovem regressou ao Dragão, por empréstimo. Voltar a casa surtiu efeito e o Porto exerceu a opção de recompra de dez milhões para recuperá-lo em definitivo.
No entanto, a mudança de presidência do FC Porto, com a entrada de André Villas-Boas e a saída de Pinto da Costa, mudou tudo. A nova direção incompatibilizou-se com Sérgio Conceição e o treinador saiu, substituído pelo ex-adjunto, Vítor Bruno, entre acusações de "traição", e o futuro de Francisco tornou-se uma incógnita. Depois de um início de época sem jogar, a solução encontrada foi um empréstimo à Juventus. Chico impressionou em Itália e, agora, pode mesmo lá ficar.