O Papa Francisco está “muito interessado” na Jornada Mundial da Juventude (JMJ2023) que se realiza no próximo ano em Lisboa. É o que revela o arcebispo D. Edgar Peña Parra que, esta quinta-feira, durante a inauguração da sede operacional da JMJ Lisboa 2023, lembrou o empenho de Francisco em ir ao encontro dos jovens.
“Com estas Jornadas Mundiais da Juventude sonha o Papa Francisco. O Papa Francisco está muito interessado nestas jornadas que estão, especialmente, no coração da Europa. Ele não se cansa de procurar os jovens”, sublinha D. Edgar Peña Parra.
O diplomata da Santa Sé deu, mesmo, como exemplo a “bonita” troca de mensagens entre Francisco e um grupo de jovens mexicanos.
“Foi muito bonito. Ontem à noite vi no Instagram do Papa um grupo de mexicanos a perguntar ao Santo Padre como ia a perna, que lhes respondeu que a perna é caprichosa. Perguntaram o que Papa iria fazer, ao que ele lhes respondeu que precisava um pouco de tequila para melhorar”, conta.
Num tempo de “tantos desafios”, D. Peña Parra apelou, ainda, “ao espírito de entreajuda”. O diplomata da Santa Sé lembrou que, tal como na organização das Jornadas”, ninguém consegue planear e organizar sozinho.
“Neste momento especial, depois de uma pandemia e no meio de uma guerra, os desafios são tantos que temos de trabalhar juntos, juntos”, sublinha.
O arcebispo venezuelano que preside, hoje e amanhã, à Peregrinação Internacional Aniversária, em Fátima recordou, ainda, o 40.º aniversario da primeira visita de João Paulo II a Portugal.
“Um dia como hoje, Joao Paulo II iniciou a sua primeira viagem a Portugal, faz hoje 40 anos. Ele amou muito Portugal”, revela o Arcebispo que destaca o “amor extraordinário” que o Santo Padre tinha pela Virgem de Fátima.