Israel está a estudar atentamente a proposta do Hamas para um cessar-fogo na Faixa de Gaza. O primeiro-ministro Netanyahu vai dar uma conferência de imprensa na tarde desta quarta-feira.
De acordo com a “Reuters”, um porta-voz do governo israelita declarou que Israel está a estudar atentamente a proposta de cessar-fogo do Hamas.
Uma fonte não-identificada do governo é ainda citada pelo israelita “Canal 13”, declarando que alguns aspetos da proposta não são aceitáveis. O governo de Israel estará a debater se rejeita a proposta por inteiro ou se tenta negociar alterações.
Benjamin Netanyahu vai dar uma conferência de imprensa esta tarde, às 17h30 em Portugal continental, abrindo a possibilidade de responder já à proposta do Hamas.
O grupo que controla a Faixa de Gaza respondeu à proposta dos Estados Unidos da América (EUA) e de Israel com um plano de tréguas em três fases, que prevê a libertação de reféns e a entrega dos corpos de soldados mortos.
O primeiro-ministro israelita já esteve reunido esta quarta-feira com Antony Blinken. O secretário de Estado dos EUA debateu a proposta com Netanyahu depois de fazer o mesmo com os líderes do Qatar e Egito.