As condições meteorológicas adversas levaram ao cancelamento de oito chegadas e sete partidas no aeroporto da Madeira entre as 11h00 e as 16h40 deste domingo, onde o vento tem condicionado a operação, com múltiplos cancelamentos e atrasos.
Segundo as informações disponíveis na página oficial do Aeroporto Cristiano Ronaldo, na ilha da Madeira, sete partidas com Lisboa, Porto e Londres foram canceladas, havendo já a indicação disponível de mais sete cancelamentos até ao final do dia.
Quanto a chegadas, entre as 11h00 e as 16h40 oito voos não aterraram no Funchal, com mais sete cancelamentos anunciados até ao final do dia.
Há ainda informação sobre diversos voos com novos horários de partidas e chegadas.
Desde as 11h00 deste domingo aterraram seis voos no Funchal e partiram outros cinco.
Até às 10h00 nenhum voo tinha conseguido descolar ou aterrar no Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo.
O movimento está condicionado desde o final da tarde de sábado.
A ilha da Madeira é a única zona do país a estar este domingo sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para tempo quente, estando o nível amarelo ativo para a ilha do Porto Santo, na mesma região.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja (o segundo nível) é emitido quando existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Para este domingo as previsões são de períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado na vertente sudoeste da ilha da Madeira.
O vento deve ser fraco a moderado de norte/nordeste, soprando moderado a forte entre os 30 e os 45 quilómetros por hora, por vezes com rajadas até 70 quilómetros nas terras altas, nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira e na ilha do Porto Santo.
O vento tem estado também a dificultar o combate a um incêndio que deflagrou na quarta-feira no concelho da Ribeira Brava e que se estendeu ao município de Câmara de Lobos, motivando ainda a preocupação das autoridades.