António Miguel Cardoso, novo presidente do Vitória de Guimarães, quer manter Pepa na próxima temporada, independentemente do desfecho desta época.
"No presente é evidente que temos o Pepa como treinador, acreditamos que será o treinador do futuro, estamos ao lado dele para que tome as suas decisões. Neste momento e ao planear a próxima época, o Pepa é o nosso treinador", disse, ao Canal 11.
O Vitória está no sexto lugar da I Liga, que poderá dar qualificação europeia, mas tem sido uma temporada inferior às expetativas. António Miguel Cardoso sente que Pepa não teve apoio suficiente da direção anterior.
"Pepa é o meu treinador. Até entrarmos não teve verdadeiramente o apoio de uma direção forte, que o tenha protegido. A direção está aqui para apoiar o Pepa e os jogadores. Ainda não potenciamos todo o conhecimento e nível do Pepa. Já se nota a diferença no balneário. Com o Pepa, estes jogadores e esta direção, vamos conseguir os nossos objetivos", acrescenta.
Pepa, de 41 anos, tem contrato por mais duas temporadas com o Vitória de Guimarães.
António Miguel Cardoso foi eleito no início de março, com 62% dos votos, superando a concorrência do antigo presidente, Miguel Pinto Lisboa, e Alex Costa.
Renovação de Estupiñán e futuro de André Almeida
Oscar Estupiñán é o melhor marcador do Vitória de Guimarães, com 13 golos apontados esta época. O colombiano está em fim de contrato e a nova direção está a tentar segurar o avançado.
"Reuni com o Estupiñán, estamos a ver se há possibilidades de renovar, é um processo que é difícil. O Estupiñan esteve a treinar à parte, esteve com a equipa B muito tempo, agora sente-se acarinhado e está connosco. Estamos a ver soluções possíveis. Estou a fazer tudo para que renove. Se vai renovar ou não, não posso garantir. Mas foi um dos dossiês que pus em mãos primeiramente", explica.
André Almeida chegou a estar associado ao FC Porto no último verão, mas António Miguel Cardoso acredita que o internacional sub-21 pode sonhar com clubes de grande dimensão europeia.
"O André Almeida é um campeão, um grande jogador e tem um trajeto fabuloso. Num determinado momento vamos ter de o deixar sair, faz parte do crescimento de um jogador, mas não será agora. Acredito muito no futuro dele. Se aparecer um Manchester City ou o Liverpool e nos resolva problemas, mas só clubes desse patamar", disse.
Questionado sobre Porto, Benfica e Sporting, o presidente diz que André Almeida "tem que pensar mais alto do que nesses três clubes".