Uma arma, uma mulher e uma Síria em ruínas na foto vencedora do prémio Emergentes dst
26-09-2016 - 17:51

Sonja Hamad fala sobre as mulheres que, "sem medo da morte e com paixão pela sua pátria e ainda com o amor pelas suas famílias", lutam corajosamente contra o Estado Islâmico.


O júri do Prémio Internacional de Fotografia Emergentes dst 2016 elegeu a fotógrafa síria Sonja Hamad como a grande vencedora do galardão pelo seu trabalho “Jin - Jiyan - Azadi | Women, Life, Freedom - The Kurdish Freedom Fighters” sobre mulheres combatentes em Rojava, no Curdistão ocidental.

O trabalho de Hamad fala sobre estas mulheres que, como e lê no comunicado do prémio, “sem medo da morte e com paixão pela sua pátria e ainda com o amor pelas suas famílias, lutam corajosamente contra o grupo fortemente armado da Síria”, o autoproclamado Estado Islâmico.

O júri considerou este trabalho “o mais relevante e pertinente desta edição, por reunir um conjunto de características conceptuais, visuais e técnicas únicas”. O prémio atribuiu a Sonja Hamad um valor pecuniário de 7.500 euros, sendo e o trabalho vencedor será exposto na edição 2018 do Festival Encontros da Imagem.

O Prémio Emergentes dst concedeu ainda uma menção honrosa a Christiane Peschek, pelo seu trabalho “The Fear Theories”.

A entrega do Prémio Emergentes dst marcou o encerramento da Opening Solar Week, semana inaugural da 26ª Edição do Festival Encontros da Imagem, este ano dedicada ao tema “Felicidade, um lugar ao Sol”.