O Presidente francês aceitou um convite de Marcelo Rebelo de Sousa para visitar Portugal no próximo mês de Julho, anunciou esta sexta-feira o próprio François Hollande.
Hollande falava no final da reunião com o Presidente português e o primeiro-ministro, António Costa. O encontro decorreu no Palácio do Eliseu, a residência oficial do chefe de Estado francês, e durou cerca de meia-hora.
O dia da visita ainda não é conhecida, mas o Presidente gaulês adiantou que será depois do 14 de Julho, a festa nacional de França.
Na sua intervenção, Hollande destacou o facto de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa escolherem celebrar o feriado do 10 de Junho, Dia de Portugal, em
França, onde reside uma importante comunidade portuguesa.
O Presidente francês salientou o “empenho” português no
projecto da União Europeia e disse que os dois países “partilham a mesma visão
do ideal europeu”.
“Devemos trabalhar em conjunto para reforçarmos a relação cultural, cientifica e universitária” e a “relação económica deve também intensificar-se”, afirmou Hollande.
Por seu lado, o Presidente português afirmou que Portugal e França têm a mesma visão europeia em várias áreas e que conta com o apoio de François Hollande nas questões económicas.
"França tem uma grande comunidade portuguesa. Paris é como uma segunda capital de Portugal. Temos uma visão europeia sobre estado social, crescimento, emprego e refugiados e também temos a mesma visão sobre o papel da Europa. Portugal conta com o apoio da França para a ajudar Portugal nas questões económicas", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa declaração proferida no Palácio do Eliseu, em francês, após um encontro com o seu homólogo, François Hollande.