Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Universidade Nova de Lisboa vai fazer testes serológicos a professores, investigadores, funcionários e alunos que frequentam aulas presenciais, bem como nas suas residências universitárias.
Segundo um comunicado, os testes “são gratuitos e voluntários” e vão ser efetuados em todas as faculdades da Nova, institutos, escola e reitoria da universidade. As amostras serão analisadas na Nova Medical School/Faculdade de Ciências Médicas.
Segundo a universidade, esta iniciativa servirá para “garantir as melhores condições sanitárias e de segurança, tendo em vista o atual e o próximo ano académico”.
Os testes serológicos foram desenhados no âmbito do Consórcio Serology4COVID, que junta o Centro de Estudos de Doenças Crónicas, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica – ambos da Universidade Nova - o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, o Instituto Gulbenkian de Ciência e o Instituto de Medicina Molecular.
O objetivo do consórcio é reconstruir o passado e identificar quem esteve infetado com o novo coronavírus e poderá ter ganho imunidade.