Os funcionários do Instituto Nacional de Emergência Médica ficaram, na manhã desta quinta-feira, impossibilitados de contactarem por telefone devido a uma avaria nas redes da Vodafone.
Contactada pela Renascença, fonte do INEM adianta que, pelo menos, 80% do serviço de comunicações foi já restabelecido, existindo ainda algumas falhas. Nalgumas situações mais urgentes, o INEM recorreu ao sistema SIRESP, mas garante que as chamadas para o 112 não sofreram qualquer impacto pela falha de comunicações, que nesta altura está a ser avaliada.
Segundo a RTP, o acionamento de meios continuou a ser feito via rádio e as informações médicas foram enviadas através dos computadores.
A avaria afetou outras empresas, como alguns órgãos de comunicação social, nomeadamente a TSF e a RTP, e a Caixa Geral de Depósitos, refere a mesma notícia.
Entretanto, fonte oficial da Vodafone confirmou à RTP "dificuldades técnicas num serviço específico que afeta a estabilidade das chamadas em alguns clientes empresariais" e garantiu que as equipas técnicas "estão a trabalhar com prioridade na resolução das mesmas".
Segundo a mesma fonte, não há indicação de que se trate de um ataque informático, mas sim de um “problema técnico”, e que não há previsão de quando estará resolvido.
A Vodafone salientou que os clientes associados aos sistemas de emergência são considerados prioritários.
A situação foi, entretanto, nesta tarde, resolvida.
Fonte oficial da Vodafone revelou à Renascença que "“os constrangimentos na sua rede se encontram resolvidos continuando a monitorizar a situação junto dos clientes empresariais afetados.”
[notícia atualizada às 16h30]