A Proteção civil registou mais de 500 ocorrências nas últimas 24 horas por causa do mau tempo, a grande maioria relacionadas com quedas de árvores e de estruturas e inundações.
Lisboa, Viseu, Setúbal e Santarém formam os distritos mais afetados sendo que a situação mais grave aconteceu na freguesia de Sameiro, em Manteigas, onde a subida das águas e o deslizamento de terras provocaram milhares de euros de prejuízos
Com exceção de Faro, Lisboa e Setúbal, o país está esta quarta-feira sob aviso amarelo da meteorologia por causa da chuva intensa acompanhada de vento forte.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A Proteção Civil emitiu um aviso à população por causa da chuva intensa e vento forte pedindo especial atenção às estruturas que se possam soltar com o vento e à possibilidade de queda de árvores.
Nas estradas, recomenda a adoção de uma condução defensiva devido à formação de lençóis de água.
A Proteção Civil pede também que se garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e um cuidado acrescido na circulação e permanência junto das zonas costeiras e ribeirinhas.