Cerca de 50 militares da Força Aérea Portuguesa (FAP) apresentaram sintomas de intoxicação alimentar, aquando das comemorações dos 71 anos deste ramos das Forças Armadas em Bragança.
Segundo o Jornal de Notícias, os elementos da FAP receberam tratamento médico ligeiro no hospital de campanha montado no local. O tenente-coronel Manuel Costa, responsável pelo gabinete de comunicação da Força Aérea, sublinha que "todos os militares foram assistidos, estão a reagir bem e a situação foi devidamente ultrapassada".
De acordo com o mesmo responsável, os membros da Força Aérea "começaram a apresentar sinais de intoxicação alimentar na manhã de domingo", como vómitos e diarreia. Não se sabe, para já, se os militares ficaram doentes devido à ingestão de alimentos contaminados em Bragança ou se terá ocorrido previamente.
"As autoridades sanitárias foram informadas e os delegados de saúde de Bragança e de Vila Real fizeram a recolha de amostras nos vários locais onde os militares fizeram refeições ou ingeriram líquidos, para apurar onde ocorreu a situação", explicou Manuel Costa.
Este domingo, Bragança recebe as celebrações do 71.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, que contou com uma exposição de aeronaves e um festival aéreo no aeródromo local. Os militares doentes não chegaram a participar nas cerimónias.