Os preços das telecomunicações em Portugal subiram 4,8% em fevereiro, segundo o regulador, a ANACOM. Só em 1996 o país assistiu a um agravamento da factura desta dimensão, o que significa que este é o maior aumento registado no país em 27 anos.
Tendo em conta os dois primeiros meses do ano, Portugal teve o maior aumento de preços da União Europeia, nas contas do regulador das comunicações (5,1%).
Em comunicado, a ANACOM cita ainda um estudo realizado este ano, publicado pela Rewheel, o “Digital Fuel Monitor”, que coloca Portugal como o segundo país com a internet móvel mais cara da UE.
Este estudo diz ainda que Portugal foi o quinto país da UE onde 25 euros compravam menos tráfego de internet no telemóvel.
Os preços em Portugal estão ainda acima da média europeia, com aumentos médios nos últimos 12 meses de 1,7%. Já na União Europeia subiram apenas 0,1%.
Nesta nota o regulador volta a defender a redução do prazo das fidelizações, para promover a concorrência no setor e consequente redução dos preços.
Em fevereiro, a Anacom propôs ao governo a redução das fidelizações, dos actuais 24 meses para 6 meses.