A Autoridade Marítima Nacional (AMN) registou 33 resgates aquáticos na sua área de jurisdição, entre 7 a 9 de abril, no fim de semana prolongado da Páscoa.
Em comunicado, a AMN refere que, por se tratar de um fim de semana prolongado, a afluência às praias portuguesas foi grande.
Na quinta-feira da semana passada, três pessoas morreram afogadas, entre os quais um homem de 40 anos e a sua filha de sete anos. Na sequência dos incidentes, a Autoridade Marítima Nacional apelou à população que não se aproxime da linha de água, pois não há ainda vigilância balnear.
Dada a previsão da continuação do bom tempo, a AMN reforça agora o pedido de cuidados à população.
Em primeiro lugar, a preocupação incide sobre menores, com a AMN a pede que se vigie permanentemente as crianças e não se permita que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto.
Como várias ocorrências dos últimos dias derivaram da força das correntes à beira-mar, outra das recomendações é que se evitem comportamentos de risco, como o aproximar-se da água ou caminhar na areia molhada.
Por outro lado, não se deve virar as costas ao mar, devendo optar por garantir sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, para evitar ser surpreendido por uma onda.
Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre no mar. Em vez disso, pede a Autoridade Marítima, peça ajuda através do 112.