O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou o encontro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin. A viagem para Moscovo estava marcada para Setembro.
A informação foi confirmada à Reuters por fonte oficial de Washington e já foi lamentada pelo Executivo russo. Um assessor do presidente Putin já mostrou o seu desapontamento e acrescentou que o convite continua de pé.
Os norte-americanos têm manifestado o seu desapontamento desde que a Rússia concedeu asilo temporário ao antigo funcionário da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) e da CIA Edward Snowden.
O ex-espião é acusado pelos Estados Unidos de espionagem por ter tornado público um esquema de vigilância americano que permitia ao Governo ter acesso a comunicações privadas de milhões de pessoas em várias partes do mundo, incluindo na Europa.
Depois de ter fugido para Hong Kong, Edward Snowden viajou para Moscovo, onde ficou retido durante semanas enquanto aguardava a resposta ao seu pedido de asilo, que chegou, positiva, esta semana.