Sem acordo à vista em Espanha, o caminho parece único: repetir eleições
26-04-2016 - 17:33

País continua num impasse político. As eleições de Dezembro não deram maioria absoluta a nenhum partido e as negociações para formar coligações têm sido infrutíferas.

Os principais partidos em Espanha não acreditam que seja possível alcançar um acordo que permita uma coligação de esquerda.

Tanto Pedro Sánchez (PSOE) como Mariano Rajoy (Partido Popular) disseram esta terça-feira que não têm condições para formar Governo.

Também o líder do Podemos, Pablo Iglesias, diz que estava disposto a voltar à mesa das negociações, mas que as condições impostas pelo PSOE o tornavam impossível.

Iglesias não referiu quais os termos do PSOE a que se opunha, mas mostrou-se aberto a discutir, caso o partido de Pedro Sánchez mude de posição. Admitiu, porém, que ficará "surpreendido” se isso acontecer.

Espanha continua num impasse político. As eleições de 20 de Dezembro de 2015 não deram maioria absoluta a nenhum partido e as negociações para formar coligações têm sido infrutíferas.

O Rei Felipe começou novamente a receber os partidos políticos, mas a data-limite para formar um Governo é quarta-feira às 16h00, pelo que o cenário de novas eleições se vai tornando cada vez mais forte.