Veja também:
Um total de 30% dos casos confirmados do novo coronavírus em Portugal foram registados nas últimas 24 horas, de acordo com o balanço avançado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal tem agora 112 pessoas infetadas com o Covid-19, uma subida de 34 casos em comparação do dia anterior. É a maior subida desde o início do surto.
Também o número de casos suspeitos sofreu uma alteração bastante significativa: o país atingiu um total de 1.308 casos suspeitos desde o início da pandemia. Isto representa um aumento de 74% no número de casos suspeitos, em relação ao dia anterior.
Há ainda 5.674 pessoas em vigilância e 11 cadeias de transmissão ativas.
O Governo decretou o encerramento de escolas e um conjunto de medidas. O país está em estado de alerta para tentar conter o surto.
“Esta é uma batalha de todos. Não há partido do vírus e partido do anti-vírus. Esta é uma luta pela nossa própria sobrevivência e pela saúde dos portugueses”, afirmou o primeiro-ministro,António Costa, numa declaração ao país na quinta-feira.
O Presidente da República emitiu um comunicado, nesta sexta-feira, a apelar à resistência por parte dos portugueses face à pandemia de Covid-19.
"Nas horas essenciais, os portugueses unem-se, disciplinam-se, resistem, reforçam o seu querer e vencem. Assim será, também, desta vez", afirma Marcelo Rebelo de Sousa na nota publicada no site da Presidência da República.