A agência de notação financeira DBRS melhorou a perspetiva do rating de Portugal de estável para positiva, o que significa que pode subir o rating, que manteve em 'BBB', numa próxima avaliação.
“A perspetiva positiva reflete a visão da DBRS de que os riscos para o 'rating' estão inclinados para o lado positivo", indica a agência de notação financeira canadiana.
A DBRS acrescenta que "o défice orçamental está a aproximar-se lentamente do equilíbrio e o rácio dívida pública/PIB está a descer a um ritmo saudável".
O Ministério das Finanças considera que a melhoria na perspetiva do 'rating' de Portugal, por parte da agência de notação financeira DBRS, "traduz a confiança na evolução" da economia e finanças públicas portuguesas.
"Esta melhoria da notação mantém o ciclo de valorização da dívida da República Portuguesa iniciado em setembro de 2017 por parte das quatro principais agências de 'rating' a nível global e traduz a confiança na evolução que se tem verificado tanto na economia como nas finanças públicas portuguesas", afirma o ministério das Finanças, em comunicado hoje divulgado.