Governo da Madeira encerra percursos pedestres devido a alerta vermelho para chuva
04-06-2023 - 17:13
 • Lusa

A região autónoma da Madeira tem mais de 30 percursos pedestres recomendados, as denominadas "levadas" que são uma das principais atrações turísticas do arquipélago.

Os percursos pedestres classificados da Madeira estarão encerrados segunda e terça-feira na sequência do alerta vermelho devido às previsões de forte precipitação emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, informou este domingo o Governo Regional.

A medida foi comunicada pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza do arquipélago, considerando que "devido à ocorrência de chuva forte nas regiões montanhosas se torna perigoso caminhar nas zonas montanhosas e área florestal, devido a derrocadas, quedas de pedras e eventualmente queda de árvores".

A região autónoma da Madeira tem mais de 30 percursos pedestres recomendados, as denominadas "levadas" que são uma das principais atrações turísticas do arquipélago.

No mesmo documento, o governo madeirense destaca que o alerta vermelho é o mais grave numa escala de cinco, desaconselhando qualquer atividade lúdico/desportiva nestas zonas e apelando à população e visitantes a "não se deslocrem para estes locais enquanto vigorarem alertas meteorológicos".

O instituto ainda indica que a estrada florestal de ligação entre a Eira do Serrado e o Pico do Areeiro, um dos pontos mais altos e procurados da ilha, estará também encerrada neste período. .

Também o Serviço Proteção Civil da Madeira emitiu um documento com recomendações à população face às previsões de períodos de chuva forte que colocam o arquipélago em alerta vermelho durante 24 horas, a partir das 15h00 horas de segunda-feira.

Devido às previsões de mau tempo, a empresa concessionária das ligações marítimas entre as duas ilhas da região autónoma, a Porto Santo Line, anunciou que a viagem do navio Lobo Marinho programada para segunda-feira com saída do Porto Santo às 18:00 horas foi antecipada para as 12h00 horas.

Oscar é nome da depressão

A depressão que vai causar chuva intensa e vento na Madeira entre segunda-feira e terça-feira já foi batizada com o nome Óscar, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). .

Segundo um comunicado do IPMA, "foi atribuído pela AEMet (agência estatal de meteorologia de Espanha) o nome Óscar" à "depressão complexa" que deverá atingir as ilhas da Madeira, e terá impacto no continente a partir de quarta-feira, mas com menos intensidade.

A tempestade Ana foi a primeira a ser batizada em Portugal, em 2017, e a ideia resultou de uma colaboração entre as agências de meteorologia de Portugal (IPMA), AEMet (Espanha) e MétéoFrance (França). Os nomes são escolhidos a partir de uma lista, de A a Z, definida antecipadamente. .