O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, chega na segunda-feira a Cabo Verde para uma visita oficial de três dias, que inclui encontros com o homólogo e também com o Presidente da República e primeiro-ministro cabo-verdianos.
De acordo com uma nota do ministério, divulgada este domingo, Cravinho vai visitar as ilhas de São Vicente, Santo Antão e Santiago, entre segunda a quarta-feira, acompanhado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André.
A visita, que coincide com o Dia de África, tem como objetivo dar continuidade aos compromissos firmados em março passado na VI Cimeira Bilateral - que decorreu na Cidade da Praia, sob o lema "Parceiros Estratégicos na Recuperação Pós-Pandémica".
Nesse âmbito, o chefe da diplomacia portuguesa terá encontros de cortesia no dia 25 de maio, Dia de África, na cidade da Praia, ilha de Santiago, com o Presidente da República, José Maria Neves, com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e com o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia.
O ministro português reunir-se-á ainda com o seu homólogo Rui Figueiredo Soares, logo à chegada à cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente (no dia 23), e também na cidade da Praia.
O dia 24 está reservado para a visita à Ilha de Santo Antão, onde se encontrará com autarcas locais.
"A cooperação entre Portugal e Cabo Verde é dinâmica, diversa e sustentada, abarcando projetos em vários setores, alguns dos quais figurarão na agenda destes três dias de deslocação, como é o caso da Educação, Língua, Cultura, Saúde, Ambiente, Agricultura e Economia", destaca o comunicado
De acordo com a tutela, a celebração do Dia de África em Cabo Verde e a visita a três das dez ilhas do país é um "sinal claro da excelência e da abrangência das relações, tanto no plano institucional como entre povos, as quais Portugal e Cabo Verde estão empenhados em aprofundar".