Veja também:
O Bloco de Esquerda (BE) também vai avançar com um projecto de lei sobre a despenalização da morte assistida, disse à Renascença o deputado José Manuel Pureza.
O partido está neste momento a recolher opiniões de especialistas e a fazer algumas pequenas afinações ao documento.
“Fizemos esse projecto e, desde então, temos vindo a recolher opiniões sobre o texto. Temos neste momento cerca de dezena e meia de juristas, profissionais de saúde, especialistas em bioética, que nos têm dado a sua opinião sobre pequenas afinações, porque no geral tem havido uma grande concordância com aquilo que nós incluímos no nosso projecto de lei”, refere José Manuel Pureza.
O BE só não apresenta o projecto de lei ao mesmo tempo em que é discutida, a 1 de Fevereiro, uma petição do movimento "Direito a Morrer com Dignidade", para valorizar a discussão desta recolha de assinaturas.
“O debate da petição deve ser assumido em si mesmo, dando-lhe a dignidade e importância que tem que ter, como um momento muito importante de pronunciamento público das várias forças políticas na Assembleia da República sobre esta matéria”, afirma José Manuel Pureza
O BE apresentará depois do seu projecto e Parlamento terá, assim, não uma, mas duas discussões sobre eutanásia, sublinha o deputado.
Questionado sobre o comportamento das bancadas do PS e do PSD na hora da votação do projecto do Bloco, José Manuel Pureza conta com a liberdade de voto que tradicionalmente as direcções parlamentares destas bancadas dão aos respectivos deputados.