Há mais uma candidata para concorrer contra Donald Trump nas próximas eleições presidenciais norte-americanas. A senadora democrata da Califórnia, Kamala Harris, anunciou publicamente, esta segunda-feira, a sua intenção de ser candidata às primárias do partido, na esperança de vir a disputar a Casa Branca com o atual Presidente republicano.
O anúncio foi feito no programa da ABC "Good Morning America" e também via Twitter. "Vou concorrer à presidência, vamos fazer isto juntos!", lê-se na legenda do vídeo que acompanha o tweet.
No programa televisivo, foi exibido um vídeo promocional da candidatura de Harris, onde se ouve a senadora dizer: "Verdade, justiça, decência, igualdade, liberdade, democracia. Isto não são apenas palavras. São os valores que os norte-americanos preservam e todos eles estão em risco neste momento."
Kamala, de 54 anos, filha de imigrantes da Jamaica e da Índia, é a quarta mulher do partido Democrata que anuncia a sua candidatura às primárias democratas, que vão ter lugar meses antes das eleições presidenciais agendadas para 2020.
O dia para fazer o anúncio da sua candidatura não foi escolhido ao acaso. Esta segunda-feira os EUA cumprem o feriado de homenagem a Martin Luther King Jr, sendo que hoje é também o dia em que se completam 47 anos desde que, pela primeira vez, uma mulher, Shirley Chisholm, congressista do Partido Democrata, avançou com uma candidatura presidencial no país.
As outras mulheres democratas candidatas a candidatas à Casa Branca são as senadoras Elizabeth Warren e Kirsten Gillibrand e a representante Tulsi Gabbard.