Como um escritor italiano fez uma argentina apaixonar-se por Portugal
04-05-2024 - 09:07
 • Maria João Costa, enviada da Renascença a Buenos Aires

A livraria da cidade de Lisboa na Feira do Livro de Buenos Aires tem sido procurada por argentinos que querem ler em português. É o caso de Vitória Meli, uma argentina de 41 anos, apaixonada por Portugal por causa da literatura.

Vitória Meli está na livraria do Pavilhão de Lisboa na Feira do Livro de Buenos Aires a comprar livros em português, um dele é uma obra infantil, para o filho que a acompanha no carrinho de bebé. Esta argentina de 41 anos tem uma paixão por Portugal, e em particular por Lisboa.

Foi na capital portuguesa que passou a sua lua de mel, mas o namoro já tinha começado antes. Da sua infância recorda que, em casa, a sua mãe tinha uma fotografia de Lisboa. Contudo, foi um livro do escritor italiano António Tabucchi que a fez cair ainda mais de amores pela capital portuguesa.

Jornalista de profissão, Vitória explica à Renascença que o “fascínio” “nasceu com o Tabucchi e o seu grande livro [Afirma Pereira] que descreve Lisboa”. Ao ler a obra do autor, também um amante de Lisboa, sentiu-se com os pés naquele pedaço de Portugal e a “viajar com ele”.

Esta descoberta levou-a a estudar português e, por isso, procura agora livros na língua de Fernando Pessoa para praticar. Questionada sobre Portugal, recorda o país como “um lugar seguro”, diferente da Argentina “onde não se pode deixar o carro aberto”.

Para si, “Portugal foi uma descoberta”. Vitória explica que “é um lugar do qual não se fala muito”, contudo, quando se conhece “é incrível! E Lisboa é linda! Tem tudo!”, afirma com entusiasmo na voz.

Para esta leitora de autores portugueses como José Saramago, não foram só os livros ou a paisagem que a fascinaram. “Adorei a gastronomia! Para mim é algo fundamental quando vou conhecer um país novo e os seus sabores. Quando provamos uma comida, comemos o lugar.”, explica.

Para já, enquanto sonha com um regresso a Lisboa, a argentina Vitória Meli vai devorando os livros em português para se sentir em casa.