Um homem de 89 anos morreu à porta do centro de saúde de Pedras Salgadas, em Vila Pouca de Aguiar, após não ter recebido ajuda daquela unidade de saúde.
O caso teve lugar na sexta-feira passada, quando o idoso se sentiu mal em casa, na aldeia de Soutelinho do Monte, tendo sido transportado pela família para o centro de saúde mais próximo, o de Pedras Salgadas, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Alto Tâmega e Barros.
De acordo com a SIC Notícias, a sobrinha do idoso viu-se obrigada a chamar o 112 após o centro de saúde se ter rejeitado a atender o doente. Após chamada telefónica, o INEM foi ativado, bem como meios dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar.
Em comunicado enviado à Renascença, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) confirmou que a situação teve lugar na sexta-feira, "envolvendo uma família de emigrantes que, por volta das 15h desse dia, teria iniciado a viagem de regresso ao país onde se encontrava a trabalhar", e que foi aberto um inquérito ao caso.
"Segundo a Direção Executiva do referido ACES, a pessoa em questão ter-se-á sentido mal e, em função da gravidade apresentada, foi sugerida a presença imediata do INEM, o que rapidamente terá acontecido", é adiantado.
"Pese embora as várias tentativas de reanimação, segundo a mesma fonte, estas não surtiram o efeito desejado, vindo, infelizmente, a ser declarado o óbito."
Apresentando os seus "mais sentidos pêsames" à família do falecido, o conselho diretivo da ARS-N adianta que "já instruiu a diretora executiva do mesmo ACES para a abertura, de imediato, de um processo de averiguações de modo a podermos aferir sobre o ocorrido".