Uma bebé de 20 meses morreu na sequência de uma granizada esta terça-feira, em Girona, na Catalunha.
A criança, atingida por uma bola de gelo na cabeça, foi transportada para o Hospital Trueta de Girona, mas não resistiu aos ferimentos, conta o jornal El Mundo.
O mau tempo na região da Catalunha tem sido marcado pela forte precipitação e queda de granizo nos últimos dias. O Ayuntamiento de Girona descreve bolas de gelo com cerca de dez centímetros de diâmetro, algo que considera pouco usual.
Além da morte da bebé, há registo ainda de uma mulher ferida e vários danos materiais. De acordo com Laura Vilagrá, conselheira da Presidência da Generalitat, a granizada chegou a provocar "enormes" estragos em automóveis e telhados e janelas de habitações.
Neste momento, o governo regional está a avaliar os danos, de forma a providenciar uma "ajuda concreta" aos lesados.
Segundo os dados do Serviço Metereológico da Catalunha, desde 2002 que não se observavam pedras de granizo de tamanha dimensão na região. A entidade já emitiu um alerta para o mau tempo, dado o risco de tempestade, granizadas, rajadas de vento e inclusivamente tornados nos próximos dias.
A Proteção Civil também já lançou um pré-alerta face às chuvas intensas, enquanto o Governo Regional da Catalunha pondera fazer uma declaração de "zona de catástrofe", mecanismo já utilizado este verão por Pedro Sánchez, a propósito dos incêndios em Espanha.