Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A pandemia de Covid-19 causou prejuízos de 272 mil milhões de euros no setor do turismo, a nível mundial, entre janeiro e maio. Os dados foram avançados esta terça-feira pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO, na sigla inglesa).
A quebra representa um rombo três vezes maior em relação à crise financeira de 2009, indica um relatório desta agência das Nações Unidas.
Em resultado das restrições e medidas de confinamento impostas na sequência da pandemia de Covid-19, a atividade turística sofreu uma quebra de 98% em maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado.
O número de turistas nos primeiros quatro meses do ano desceu na ordem dos 300 milhões, uma redução de 56% em relação ao período homólogo.
“Estes números mostram a importância de retomar o turismo o mais cedo e em segurança possíveis”, refere o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo.
Zurab Pololikashvili alerta que “a quebra dramática do turismo internacional coloca em risco milhões de postos de trabalho, incluindo em países em desenvolvimento”.