No Explicador Renascença desta quinta-feira vamos fazer contas para saber qual a dimensão dos aumentos das pensões no próximo ano.
O Parlamento aprovou esta tarde uma subida extraordinária, além da que já estava prevista por lei.
Quanto é que vai ser afinal o aumento das pensões?
O que está em causa é um aumento adicional de 1,25%, proposto pelo PS e que foi aprovado esta quinta-feira na votação na especialidade, no Parlamento, no âmbito do Orçamento do Estado para 2025.
Esta alteração vai fazer com que, à taxa de atualização anual das pensões, seja somado 1,25%, para as reformas até 1.527 euros.
E para essas reformas o aumento total será de quanto?
Ainda não há um valor preciso, porque há vários fatores. A atualização das pensões é feita através do cálculo do crescimento da economia e do valor da inflação, e os números ainda não são definitivos. Devem ser conhecidos amanhã, sexta-feira.
Ainda assim, de acordo com as estimativas, o aumento regular deve andar pelos 2,5%. Esta fórmula é usada para pensões até dois indexantes dos apoios sociais (IAS), ou seja, cerca de mil euros.
É a este valor dos 2,5% , que se junta os 1,25% agora aprovados no Parlamento, o que dá um aumento previsível , em janeiro, de cerca de 3,75%.
Em euros, quanto é que um pensionista pode receber a partir de janeiro?
Se tomarmos como exemplo uma pensão de mil euros, que é o valor limite para este aumento de 3,75% , a pensão deve subir 37,5 euros.
Se fosse só com a atualização regular, o aumento ficaria nos 25 euros, ou seja, menos 12,5 euros.
Os aumentos são iguais ou diferentes para todos os pensionistas? Porquê?
A lei prevê aumentos diferentes dependendo do valor da pensão. Por isso, para pensões até aos mil euros o aumento deverá rondar os 2,5%.
A partir desse valor e até aos cerca de 3 mil euros, o aumento é calculado apenas com base na taxa de inflação, que deverá rondar os 2%.
Para pensões acima dos 3 mil euros, o aumento não deverá chegar sequer aos 2%.
Portanto, temos aqui três patamares e o aumento adicional proposto pelo PS abrange todo o primeiro patamar, até aos mil euros, e parte do segundo, uma vez que o adicional inclui pensões até aos 1.527 euros.
Qual será o aumento para um pensionista nessas circunstâncias?
Por exemplo, no caso da reforma ser de 1.500 euros, a atualização prevista na lei será de 2%, a que acresce o adicional de 1,25%, o que representa um aumento total de 3,25%, que resultaria em mais 48 euros no final do mês de janeiro.
Sem o adicional, o aumento seria de 30 euros, portanto, há aqui 18 euros de diferença.
Atenção que estamos a falar de valores brutos, sem a retenção na fonte de IRS.