O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acredita que o “espírito democrático” vai continuar até ao final do mandato de Jair Bolsonaro e à tomada de posse de Lula da Silva como Presidente do Brasil.
Marcelo Rebelo de Sousa comentou esta segunda-feira a vitória de Lula da Silva na segunda volta das presidenciais brasileiras, que se realizaram no domingo.
“Quanto ao resultado das eleições brasileiras, as eleições foram claramente democráticas, foram claramente caracterizadas pela sua lisura e espírito cívico”, declarou Marcelo numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente de Timor-Leste, Ramos Horta, que está de visita a Portugal.
“E não sou o primeiro a dizê-lo, vários chefes de Estado já o disseram nas mensagens que enviaram, e isso significa que a comunidade internacional tem a certeza de que a mesma lisura, o mesmo espírito democrático, que caracterizou o processo eleitoral até agora, irá caracterizar de forma natural e habitual o processo até ao fim, leia-se até à tomada de posse do Presidente eleito", sublinhou o chefe de Estado português.
Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, venceu as eleições presidenciais no Brasil, com 50,9% dos votos, contra 49,1% do atual Presidente Jair Bolsonaro, do Partido da Liberdade.
A tomada de posse de Lula da Silva está marcada para janeiro de 2023.
Jair Bolsonaro ainda não falou sobre os resultados eleitorais nem reconheceu a derrota.