Sobe para cinco o número total de casos positivos do novo coronavírus registados até ao momento em território nacional. Todos os pacientes são do sexo masculino e têm entre os 60 e os 33 anos.
“Um homem de 44 anos que veio de Itália e está no Centro Hospitalar Universitário de São João. A situação clínica está estável”, revela uma nota da DGS enviada às redações.
Além deste homem, foram reportados com resultados positivos para o novo coronavírus dois outros casos no Porto, um Coimbra e outro em Lisboa.
No boletim divulgado na terça-feira ao final do dia, a DGS indicava a existência de 101 notificações de casos suspeitos.
Desde terça-feira, que a Comissão Nacional da Proteção Civil passou a funcionar em permanência, o que fará com que a comunicação dos casos desta epidemia seja feita de forma mais constante. O ministro da Administração Interna garantiu que, para já, não se coloca o cenário de declaração do estado de alerta, mas sublinhou ser necessária uma rápida atualização dos planos de contingência, função das recomendações da Direção-Geral da Saúde.
As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.
A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.
O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou quase de 3.200 mortos e infetou mais de 93.000 pessoas, em cerca de 70 países e territórios, incluindo quatro em Portugal.
Das pessoas infetadas, mais de metade já recuperaram.
Além de 2.981 mortos na China continental, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.
A OMS declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional de risco "muito elevado".