Nove dioceses portuguesas lançaram uma plataforma a pensar na organização dos “Dias da Diocese” (DND) que antecedem a Jornada Mundial da Juventude que decorre em Lisboa no próximo ano.
A iniciativa de criar uma ferramenta digital partiu da Diocese do Porto e pretende, sobretudo, “agilizar” o processo de inscrição dos peregrinos nos DND´s, explica à Renascença, Hélder Pereira do Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto.
“Tentamos perceber quais seriam problemas que iriamos ter pela frente ao nível de inscrições e de gestão de colocação dos jovens em famílias de acolhimento e facilmente percebemos que precisávamos de algo informático que nos ajudasse”, conta o responsável que admite que no topo das preocupações estava “a questão da proteção de dados “, revela.
Segundo Hélder Pereira, a plataforma permite a inscrição dos participantes diocesanos na JMJ 2023, bem como, “das famílias de acolhimento e de voluntários”.
A ferramenta de gestão conta, para além do Porto, com a adesão de dioceses de Aveiro, Algarve, Beja, Braga, Coimbra, Leiria-Fátima, Viana do Castelo e Viseu. Para o mentor do projeto, trata-se de algo gratificante “perceber que estas nove dioceses conseguiram caminhar juntas”, reconhece Hélder Pereira.
Os “Dias nas Dioceses” decorrem na semana que antecede a JMJ Lisboa 2023. “É o início do caminho para a JMJ”, resume o responsável.
Nesses dias, “cada diocese acolhe jovens que vêm conhecer o terreno, as famílias de forma a começaram a fazer o caminho preparatório para as Jornadas”.
Os “Dias da Diocese” decorrem de 26 a 31 de julho em 17 dioceses do país.