O hospital de São João, no Porto, já tem, oficialmente, novas instalações de consulta externa de pediatria e de tratamento oncológico pediátrico. As obras de remodelação duraram cerca de oito meses.
O tratamento oncológico das crianças vai ser melhorado, mas o problema dos internamentos pediátricos ainda não foi resolvido
O presidente do conselho de cdministração do hospital, António Oliveira Silva, diz que esta é uma solução provisória até a situação da ala de internamentos ser resolvida. “O problema ainda não está resolvido, embora nós tenhamos feito alterações, de maneira a tentar sustentar as instalações provisórias durante o espaço de tempo previsto para a construção da nova ala”, explica.
Enquanto o Ministério da Saúde não desbloquear as verbas para a construção da nova ala pediátrica, todos os serviços passam a funcionar no mesmo espaço.
Nas novas instalações de oncologia pediátrica há melhorias no atendimento para as crianças e jovens, no que diz respeito à lotação e às salas de isolamento. Para além disso, na área de consulta, estarão também todos os exames de pediatria, como ecocardiogramas ou provas de esforço.
“Este novo espaço representa no fundo uma integração de todos os cuidados na área pediátrica, como a pediatria geral e as subespecialidades como pediatria cirúrgica ou cardiologia pediátrica”, sustenta o diretor responsável pelo novo centro, Xavier Barreto.
As obras custaram cerca de 800 mil euros e inserem-se no processo de renovação de toda a consulta externa do S. João
O hospital continua à espera que sejam desbloqueadas as verbas para a construção da nova ala pediátrica, um projeto com 10 anos.