Mariana Vieira da Silva na quota de Carneiro para a Comissão Política Nacional do PS
05-01-2024 - 20:49
 • Manuela Pires

Pedro Nuno Santos e José Luis Carneiro chegaram a acordo e o derrotado nas diretas tem direito a uma quota de 35% dos nomes que vão integrar os órgãos do partido.

Mariana Vieira da Silva integra a lista de nomes que José Luis Carneiro vai indicar para a Comissão Política Nacional do PS. A ministra da Presidência, que não apoiou publicamente nenhum dos candidatos, entra agora na quota de José Luis Carneiro que foi derrotado nas diretas de dezembro.

Na lista de nomes a que a Renascença teve acesso, constam vários militantes que apoiaram José Luis Carneiro na corrida à liderança do partido, como o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva; o líder parlamentar, Eurico Brilhantes Dias, mas também Fernando Medina, André Caldas, Capoulas Santos, José Vieira da Silva.

Apesar de ter saído derrotado, e para dar a ideia de unidade no partido, José Luis Carneiro chegou a acordo com Pedro Nuno Santos para que o ministro da Administração Interna tivesse uma quota de 35% de nomes aos órgãos nacionais do partido.

Para a Comissão Política Nacional, que não é eleita no congresso, José Luis Carneiro indica ainda a antiga presidente do PS, Maria de Belém Roseira, a autarca Inês de Medeiros, as deputadas Jamila Madeira, Maria da Luz Rosinha e Maria Antónia Almeida Santos.