Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Grécia anunciou que vai impor a vacinação obrigatória contra a Covid-19 a pessoas a partir dos 60 anos. Uma medida drástica que visa enfrentar uma nova vaga de casos.
"Estamos a concentrar os nossos esforços na proteção dos nossos concidadãos e, por essa razão, a sua vacinação será obrigatória a partir de agora", disse o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis.
Segundo as autoridades, quem recusar a vacina incorre numa multa. Esta medida que será aplicada mensalmente a partir de 16 de janeiro.
"Os gregos com mais de 60 anos que não foram vacinados devem, até 16 de janeiro, marcar uma consulta para a sua primeira dose, ou então enfrentarão uma multa administrativa de 100 euros todos os meses”, acrescentou o governante.
Já este mês, as pessoas não vacinadas foram proibidas pelo governo de frequentar o interior de vários locais, como restaurantes, cinemas, museus e ginásio, mesmo apresentando teste negativo.
Na Grécia, com uma população de cerca de 11 milhões de pessoas, a taxa de vacinação situa-se nos 63%, sendo que nas últimas semanas têm-se assistido a um crescente aumento da procura de consultas com vista à vacinação.
O país registou um aumento de infeções este mês, com os casos diários a baterem recordes.
Desde o início da pandemia foram registadas 931.183 infeções e 18.067 mortes.