Uma terceira explosão ouvida em Cabul, Afeganistão não correspondeu a qualquer ataque, mas à destruição de material pelos militares dos EUA no aeroporto, disse o porta-voz dos talibã, esta quinta-feira.
A terceira explosão na capital afegã foi ouvida por muitos cidadãos e jornalistas locais, que logo partilharam nas redes sociais, e ocorreu poucas horas depois do duplo ataque bombista no aeroporto internacional de Cabul, não havendo pormenores sobre a magnitude da última explosão.
O porta-voz dos talibã, Zabihullah Mujahid, indicou pouco depois, na rede social Twitter, que esta explosão não era devida a qualquer ataque, mas à destruição de equipamentos pelo exército norte-americano no aeroporto, o que este não confirmou de imediato.
O líder do Comando Central dos Estados Unidos, general Kenneth McKenzie, confirmou 12 mortes e 15 feridos nos ataques desta tarde em Cabul, atribuindo a autoria das explosões a terroristas do Estado Islâmico.
McKenzie disse que os terroristas detonaram-se com bombas do lado de fora do aeroporto, e que se seguiu um ataque armado.
Um responsável do Ministério da Saúde do governo afegão citado pela BBC referiu que o número de feridos é de, pelo menos 140, e que há pelo menos 60 mortos resultantes dos ataques da tarde.