Furacão Helena é o mais mortífero dos Estados Unidos desde o Katrina
04-10-2024 - 07:07
 • Carolina Paredes

A maioria das mortes ocorreu no estado da Carolina do Norte. Cerca de um milhão de pessoas continua sem energia elétrica.

Pelo menos 215 pessoas morreram na sequência do Furacão Helena, que atingiu a costa norte-americana há uma semana, segundo avança a rede de televisão NBC News.

Mais de metade das mortes ocorreram no estado da Carolina do Norte, onde comunidades inteiras ficaram desalojadas. Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas e as equipas de resgate continuam à procura de sobreviventes. Quase um milhão de casas continuam sem energia elétrica.

Com estes números, o Furacão Helena fica apenas atrás do Furacão Katrina, que matou 1.392 pessoas em 2005. O Furacão Helena chegou ao estado da Flórida na última quinta-feira como uma tempestade de categoria 4 (numa escala que vai até 5) e chegou a registar ventos com velocidade de até 220 quilómetros hora.

O presidente norte-americano visitou esta quarta-feira a Carolina do Norte. Joe Biden anunciou que mil soldados ativos vão juntar-se à Guarda Nacional da Carolina do Norte para entregar mantimentos às comunidades isoladas.

Centenas de estradas continuam cortadas e são esperadas mais chuvas durante a semana, o que pode dificultar os esforços para enviar ajuda às comunidades mais afetadas.