Autocarro do Dortmund "atacado com explosivos". Um jogador ficou ferido
11-04-2017 - 19:01

O jogador Marc Bartra ficou ferido e teve que ser transportado para o hospital. O jogo com o Mónaco foi adiado para quarta-feira. Sobre os motivos do ataque, as autoridades não descartam a hipótese de terrorismo e continuam a investigar.

O autocarro da equipa alemã do Borussia de Dortmund foi atingido por três explosões antes do jogo com o AS Mónaco, a contar para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. A partida foi adiada para quarta-feira.

De acordo com as primeiras conclusões da investigação policial, tratou-se de um "ataque grave com explosivos".

Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira à noite, as forças de segurança afirmam que o alvo do ataque era mesmo o autocarro do Dortmund, mas os motivos ainda não são claros e todas as possibilidades estão em aberto.

As autoridades não querem tirar conclusões antecipadas. Por isso, neste momento não estão em condições de dizer que os acontecimentos desta terça-feira foram um atentado terrorista.

Foi encontrada uma carta no local, que está a ser analisada pelos investigadores, revela a polícia, que está a preparar uma grande operação de segurança para garantir que tudo vai correr bem na partida desta quarta-feira.

O defesa espanhol Marc Bartra ficou ferido e teve que ser hospitalizado. O clube alemão avança que o jogador vai ser operado a uma fractura num pulso.

O Dortmund deseja rápidas melhoras a Bartra e adianta que os restantes elementos do plantel estão em segurança.

As explosões aconteceram na viagem entre o hotel e o estádio, quando o autocarro passava pela zona de Wittbräuckerstraße, a cerca de 10 quilómetros do recinto do Dortmund.

De acordo com as primeiras informações avançadas pela polícia, foram registadas três explosões. Os rebentamentos partiram vários vidros do autocarro.

O jornal alemão "Bild" avançou num primeiro instante que um engenho explosivo foi colocado junto à estrada e rebentou à passagem do veículo. Uma informação mais tarde confirmada pelas autoridades.

Não são conhecidos mais pormenores sobre o que esteve na origem das explosões.

A partida desta noite com o AS Mónaco, dos portugueses Leonardo Jardim e Bernardo Silva, foi adiada para quarta-feira, avança o Borussia de Dortmund e já confirmou a UEFA.

O jogo está marcado para as 17h45 (hora de Lisboa) e não é único a ser disputado em solo alemão. Duas horas antes o Bayern de Munique recebe o Real Madrid.

Também pelas 19h45, os ingleses do Leicester jogam na capital espanhola com o Atlético de Madrid.

Numa mensagem publicada nas redes sociais, o Dortmund agradece a "paciência e compreensão" dos adeptos, bem como os cânticos de apoio da claque do Mónaco.

O AS Mónaco, uma das grandes das surpresas desta edição da Liga dos Campeões, divulgou um vídeo registado no interior do estádio Signal Park.

As imagens mostram a claque monegasca a entoar cânticos de apoio ao Dortmund, em solidariedade pelo incidente que envolveu a equipa alemã.

Os três grandes clubes do futebol português, Sporting, FC Porto e Benfica, já endereçaram, através das redes sociais, mensagens de apoio ao Borussia de Dortmund.

Na rede social Twitter, os dragões expressam a sua solidariedade à equipa alemã e ao jogador Marc Bartra, que ficou ferido.

O Sporting, que defrontou o Dortmund na fase de grupos da Liga dos Campeões, diz que os pensamentos leoninos estão com a equipa alemã e com Bartra e desejam força nesta altura difícil.

O Benfica, que jogou com a equipa germânica nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, espera que tudo esteja bem com os jogadores do Dortmund.

A claque do Dortmund está a oferecer alojamento para os adeptos do Mónaco poderem passar a noite e assistir ao jogo na quarta-feira. Foi criada nas redes sociais a "hashtag" #bedforawayfans.

O clube da casa promete para breve informações sobre a possibilidade de devolver o dinheiro dos ingressos comprados para quem não tenha a possibilidade de ir ao jogo.

O director-geral do Dortmund, Hans-Joachim Watzke, disse à estação Sky News que a "equipa está em choque" e tão cedo "as imagens [das explosões] não vão sair da cabeça" dos jogadores.

Hans-Joachim Watzke espera que os atletas consigam recuperar e estejam em condições para competir na partida de amanhã.

"Neste momento difícil, todos os adeptos do Borussia deve estar unidos", declarou o director-geral do clube.