O presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, acredita que o modelo da "cidade educadora é uma abordagem poderosa para enfrentar desafios sociais contemporâneos e promover um futuro mais sustentável e igualitário".
Na abertura da conferência "A cidade como motor de transformação social", promovida pela autarquia, em parceri com a Renascença, o autarca considerou que "cidade educadora é um conceito que visa transformar os ambientes urbanos em espaços de aprendizagem contínua".
Na perspetiva de Humberto Brito, a escola deve estender-se "para além dos seus muros" e integrar "a vida social, cultural, económica e, dessa forma, dá a possibilidade que a educação se estabeleça ao longo da vida não é só apenas num período da vida das pessoas, da infância e da adolescência e da juventude".
Humberto Brito enalteceu o trabalho feito pela comunidade na área da educação que foi aliás agraciada esta semana com dois prémios, um nacional, outro internacional.
O autarca destaca que no concelho de Paços de Ferreira todas as crianças têm refeições escolares gratuitdas desde o pré-escolar ao 12º ano, bem como transporte escolar gratuito.