Portugal mantém, em 2020, o terceiro lugar no Global Peace Index, Índice de Paz Global em português, apenas atrás da Islândia e da Nova Zelândia.
O relatório do Institute for Economics & Peace, divulgado esta quarta-feira, revela, ainda, que Portugal ocupa o primeiro lugar entre os países da União Europeia.
Nesta 14ª edição do Índice, que classifica 163 estados e territórios independentes e cobre 99,7% da população do mundo, conclui-se que o nível global de paz se deteriorou. O documento conclui que os conflitos e crises que surgiram na década passada começaram a diminuir, mas estão a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza, em resultado da pandemia da Covid-19.
Em 2014, Portugal ocupava o 18.º lugar. Em 2019, cinco anos depois, passou a ocupar o terceiro lugar, posição que mantém este ano.
Em comunicado enviado à Renascença, o Ministério da Administração Interna considera que "os passos significativos que Portugal tem dado nos últimos anos em matéria de segurança têm permitido a redução da criminalidade e, consequentemente, a subida gradual e consolidada neste ranking".