As autoridades britânicas detiveram um número recorde de menores por suspeitas de terrorismo no ano passado: foram 16 jovens até aos 18 anos.
Em 2014 tinham sido 10, segundo os dados revelados esta quinta-feira pelo Ministério Administração Interna britânico.
A mesma fonte revela que a detenção de suspeitas do sexo feminino também registou um aumento de 15% (45 mulheres).
Apesar disso, no total foi registada uma ligeira diminuição de detenções relacionadas com terrorismo 280 contra 289 no ano anterior.
O nível de ameaça terrorista no Reino Unido mantém-se no “grave” – o segundo mais alto. Isto quer dizer que as forças de segurança consideram “altamente provável” que aconteça em breve um atentado em território britânico.
A última vez que o nível de alerta esteve tão elevado foi em meados de 2011.
“De uma forma geral esta descida está relacionada com menos detenção relacionadas com o terrorismo doméstico – 15 registadas até final de Dezembro de 2015 -, em comparação com o ano as 28 do ano anterior”, refere a nota oficial.
No arranque de 2016, a agência de polícia europeia - Europol alertou que o Estado Islâmico planeia ataques em grande escala contra o Ocidente.
"Grupo extremista desenvolveu uma nova capacidade de combate para lançar uma campanha de ataques terroristas em grande escala a nível global, com especial foco na Europa", disse o director da agência Rob Wainwright.
O último grande ataque dos jihadistas foi em França. Os atentados de 13 de Novembro em Paris fizeram 130 mortos.