Corpo Nacional de Escutas lamenta "inesperada partida" do bispo do Porto
11-09-2017 - 22:31

"Escuteiro desde a sua juventude, D. António Francisco dos Santos tantas vezes reconheceu que o escutismo foi para ele uma escola de amizade", afirma o CNE.


O Corpo Nacional de Escutas (CNE) lamenta a morte de D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, referindo que se associa a "todos quantos partilham a dor pela inesperada partida".

"Escuteiro desde a sua juventude, D. António Francisco dos Santos tantas vezes reconheceu que o escutismo foi para ele uma escola de amizade e discernimento vocacional, a partir da experiência no Agrupamento do Seminário de Lamego", refere o CNE em comunicado.

O Corpo Nacional de Escutas acrescenta que o bispo teve vários gestos de "estima e proximidade", lembrando as "palavras de sabedoria" que dirigiu durante a homilia aos escuteiros que participaram na actividade do Dia de S. Jorge na região do Porto.

"À dor e saudade por este pastor tão dedicado juntamos a imensa gratidão pela sua vida gasta até ao fim no cuidado daqueles que Deus lhe confiou. Muito obrigado, Sr. D. António. Que na luz de Deus continue a ser para nós fonte de inspiração e bênção", sublinha o CNE.

O bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, morreu pelas 9h30 desta segunda-feira, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco.

A Diocese informou ainda que corpo vai estar em câmara ardente na Sé Catedral, local onde se vai realizar o funeral, na quarta-feira, às 15h00.