O incêndio que deflagrou no sábado, às 20h21, em Merufe, Monção, encontra-se "completamente descontrolado" e já "consumiu" várias casas, afirmou este domingo à Lusa a vice-presidente da Câmara local.
"A nossa prioridade agora é apenas salvar vidas e bens. O fogo está completamente descontrolado. Já tivemos que evacuar vários lugares. O vento é muito forte e leva o fogo de um sítio para o outro. Está muito perigoso", afirmou à Lusa, a vice-presidente da Câmara de Monção, Conceição Soares.
Segundo aquela responsável, "as habitações arderam nas freguesias de Longos Vales, onde já foram evacuados alguns lugares e em Bela".
"Ainda não sabemos quantas casas arderam, nem se eram habitadas ou não", disse, garantindo que "os bombeiros estão a fazer o que podem".
Além de Longos Vales e Bela, o incêndio afeta ainda as freguesias de Barbeita e Anhões.
Segundo o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), pelas 13h00, o incêndio, que deflagrou às 20h21 de sábado, no concelho de Monção, no distrito de Viana do Castelo, mobilizava 183 operacionais 56 viaturas e três meios aéreos.
Outro incêndio a causar preocupação é o de Seia, onde 30 pessoas foram retiradas das suas casas, por precaução, segundo o presidente da Câmara, Carlos Filipe Camelo. Este incêndio está a ser combatido, por volta das 13h, por 234 operacionais, apoiados por 74 viaturas e um meio aéreo.