Governo diz que regresso do futebol ainda não tem regras definidas
07-05-2020 - 14:19
 • Renascença

António Lacerda Sales diz que as primeiras reuniões "decorram muito bem", mas ainda não há decisões tomadas. Campeonato será retomado no final do mês.

Veja também:


O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirma que “ainda não há nada fechado ou definido” sobre as condições em que a I Liga de futebol vai regressar.

"Tivemos ontem algumas reuniões, é uma situação está a evoluir, mas ainda não há nada fechado ou definido", começou por dizer.

Lacerda Sales reconhece que a reunião "decorreu muito bem" e realça a importância do regresso do futebol para os portugueses. "É para nós muito importante que a atividade retome, para os portugueses certamente também, sem que isso quebre qualquer tipo de regra de segurança ou sanitária”

O regresso da I Liga foi anunciado por António Costa na última semana e é o único desporto coletivo que vai retomar atividade, depois de todos as outras modalidades terem sido canceladas, para além de todos os outros escalões do futebol sénior e de formação.

“O que há a fazer é um trabalho constante de adequação para que estas duas premissas sejam realizáveis e se isso acontecer teremos os nossos jogos de futebol", termina o secretário de Estado.

O futebol foi suspenso a 12 de março, após a 24ª jornada, e apenas regressará no final de maio, caso sejam reunidas as condições de segurança. A maioria dos clubes voltou aos treinos na segunda-feira, depois do final do estado de emergência no país.

Todos os jogos serão realizados à porta fechada e a utilização de todos os estádios da I Liga é um cenário que está em discussão, pois nem todos podem cumprir com as regras de segurança da DGS.

FC Porto lidera o campeonato, com 60 pontos, seguido do Benfica, com menos um ponto. Além da I Liga, o Governo também deu luz verde a que se dispute a final da Taça de Portugal, que estava agendada para 26 de maio e tem como protagonistas Benfica e FC Porto.

Com o fim da II Liga anunciado, a Liga de Clubes anunciou a subida de divisão de Nacional e Farense, que ocupavam os lugares de subida à data da suspensão. A decisão já foi criticada por diversos outros clubes que se consideraram lesados e que ameaçam impugnar o campeonato.

A pandemia da Covid-19 também obrigou à reorganização do Campeonato de Portugal, terceiro escalão, sendo que a FPF anunciou a criação de uma nova divisão, a III Liga, que entrará em vigor a partir de 2021/2022.