Francisco Assis vai ao Congresso do PS, marcado para os dias 3,4 e 5 de Junho e pretende falar aos socialistas, desde que não o ponham a falar depois da meia-noite, disse o eurodeputado à Renascença. Assis tem sido um crítico do actual caminho socialista e no último congresso saiu em falar, descontente com o que considera a “esquerdização” do partido.
Nesse último congresso, que teve lugar em Novembro de 2014, na FIL, em Lisboa, Francisco Assis estava inscrito para falar, mas acabou por abandonar a reunião socialista à hora do jantar de sábado por considerar que estavam a remeter a sua intervenção para horas a que não teria a atenção que pretendia.
Francisco Assis já foi candidato a líder do PS, mas perdeu para António José Seguro. Próximo de António Costa, acabou, contudo, por se afastar do actual primeiro-ministro por não concordar com a forma como chegou à liderança socialista.
O eurodeputado, que discordou também da forma como o PS chegou ao Governo, tem mantido uma atitude discreta, apesar de um movimento que juntou alguns ex-dirigentes seguristas ter tentado formar uma corrente de oposição interna que pretendiam que Assis liderasse.