O Presidente da República vai falar ao país, esta quinta-feira. A comunicação deverá acontecer às 20h00, avança fonte da Presidência, à Renascença. Antes disso, o chefe de Estado terá a sua habitual reunião com o primeiro-ministro em Belém, por volta das 18h.
O discurso de Marcelo tem lugar dois dias depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter rejeitado demitir o ministro das Infraestruturas.
João Galamba pediu a demissão no seguimento de uma polémica com um computador do Estado que um seu adjunto, entretanto exonerado, levou para casa com informações confidenciais - e a consequente intervenção do Serviço de Informações do Estado (SIS) para recuperar o aparelho.
Depois de Costa ter anunciado que não aceitava a demissão de Galamba, dizendo que "não lhe é imputável qualquer falha", Marcelo Rebelo de Sousa emitiu uma curta nota informativa a dar conta de que não tem "a mesma leitura política" do caso que o primeiro-ministro.
Desde então, o Presidente tem mantido o silêncio sobre a crise política.
O ministro das Infraestruturas foi entretanto convocado para "audição imediata" na comissão parlamentar de inquérito à gestão da TAP, com os deputados a chamarem também à CPI a chefe de gabinete de Galamba e também o ex-adjunto do ministro, Frederico Pinheiro.
[editado às 13h18]