O PSD questiona o primeiro-ministro sobre a viagem do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, paga pela Galp, para assistir a jogos do europeu, perguntando também se algum outro membro do Governo recebeu ofertas para assistir a jogos de futebol.
Numa carta enviada ao presidente da Assembleia da República, o PSD pergunta a António Costa se confirma que Rocha Andrade aceitou ofertas, para assistir a jogos de futebol no estrangeiro, de uma grande empresa que tem um litígio fiscal de muitos milhões de euros com o Estado.
Os sociais-democratas pedem, em caso de resposta positiva, qual a empresa e em que consistiu essa oferta e qual a natureza das despesas incluídas e respectivos montantes.
O PSD quer também saber se algum outro membro do Governo e qual recebeu ofertas para assistir a jogos de futebol ou outros eventos por parte de empresas que tenham relações com o Estado, seja de natureza contratual, comercial, administrativa ou, ainda, litigiosa.
Mais adiante pergunta se a actividade das empresas oferentes tem alguma relação ou conexão com a área sectorial de tutela dos referidos membros do Governo.
No texto que introduz este conjunto de questões, os sociais-democratas aludem às notícias que têm vindo a público.
Sem nunca mencionaram o nome da Galp, referem-se a uma grande empresa que tem pendente um litigio com o Estado no valor de muitos milhões de euros, litigio esse, diz o PSD, de natureza fiscal em que o serviço responsável pela defesa dos interesses do Estado se encontra na tutela directa do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.